top of page

ROTAS DE CRESCIMENTO

  • ESTRATÉGIA

  • MEIOS

  • VERIFICAÇÃO​

  • ​IMPLEMENTAÇÃO​

A ESTRATÉGIA

O objectivo da criação de uma estratégia, nasce da vontade de evolução. 

É necessário elaborar um plano estratégico, onde serão reunidos medidos e avaliados os diversos componentes necessários, 

Mais importante e antes de iniciar este plano é; verificar qual a melhor altura para o executar.

O correcto planeamento, é a metade do sucesso.

Exemplo da falta de planeamento estratégico:

  • A falta do planeamento de Napoleao Bonaparte, aquando da invasão da Rússia. Não levou em conta a época do ano e as suas tropas não estavam equipadas para o clima..

MEIOS

Antes de iniciar qualquer projecto, deve-se sempre verificar a disponibilidade dos meios necessários; caso contrário, por muito boa vontade que exista e se não existirem os meios na determinada altura; o sucesso da operação ficará comprometido e acarretará prejuizos acrescidos, como é o caso do custo da oportunidade.

Exemplo da falta de gestão de meios:

  • Investir na aquisição de novos mercados, utilizando os recursos vitais para a manutenção dos mercados existentes, não tendo reunido nem adquirido os meios extraordinários. que seriam necessários afectar ao novo projecto.

TESTE DE VERIFICAÇÃO

Antes de iniciar qualquer projecto de crescimento, deverá ser sempre antecedido por um periodo de teste, com o objectivo de, verificar se as condições estão reunidas e se são capazes, de fazer frente á nova transformação que chegará. Este método evitará a excessiva utilização dos meios, assim como, prepará para as contigências não programadas.

Exemplo da não verificação:

  • Na tentativa de aumentar o numero de clientes que frequentavam os seus restaurantes à noite, o McDonald’s lançou nos Estados Unidos um cardápio mais focado nesse período e que incluía pizzas. Qual foi o erro?

É muito mais demorado fazer uma pizza do que um hambúrguer, o que desagradou os consumidores acostumados com a velocidade do serviço do “fast food”.

IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLO

Somente após ter passado pelas fases anteriores, é que o projecto entrará na fase da sua implementação plena e crescimento; encontrando-se os factores criticos identificados e a existência da preparação para novas contingências.

No entanto, deverá haver sempre um controlo e critérios a ter em conta, como factores de proteção ao comodismo e excesso de oferta em relação á procura.

Exemplo de uma implementação controlada:

  • São os critérios das grandes redes de franchising; que estão tipificados no dossier do negócio, diversos elementos e critérios de seleção como; a densidade populacional, o tipo de consumidor, as qualidades do franquiado, entre muitos outros.

© 2020 Up Consulting • Portugal

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page